É sempre difícil o momento em que um ente querido se parte. Quando isso acontece, sempre ficamos tristes, restando apenas a saudades e as lembranças. Por isso, como forma de nos lembrarmos dos que partiram e fazer uma homenagem, muitas famílias fazem o santinho de luto.
Esses pequenos folhetos impressos com a foto do falecido e algumas palavras, servem como forma da família homenagear através de uma mensagem de amor a quem recebe o santinho. Pensando nisso, o Terra Santa trouxe um artigo de hoje explicando um pouco sobre a finalidade do santinho de luto.
Continue lendo e saiba mais!
O que é o Santinho de Luto?
O Santinho de Luto ou Santinho de Falecimento são os folhetinhos com a foto da pessoa falecida e uma mensagem escrita pela família como forma de homenagear o ente que partiu. Geralmente, os santinhos são entregues na missa de sétimo dia, mas podem ser entregues nos velórios ou em algum outro momento importante.
Com isso, eles tem como objetivo criar uma memória do falecido, além de servir como uma forma dos entes queridos homenagearem quem partiu. Dessa forma, todos que comparecerem ao velório ou na missa de sétimo dia conseguem levar o folheto para casa.
Antigamente, os santinhos eram feitos de maneira bem fúnebre triste, mas os tempos mudaram. Atualmente, as mensagens têm um tom mais leve e alegre. Assim, o design do folheto pode vir com os lugares que a pessoa gostava, algum desenho ou profissão, recordando dos momentos felizes da pessoa.
Já o tamanho segue o padrão de 7cm x 9cm. Entretanto é possível mudar as medidas, já que em alguns casos, o santinho de luto pode ser feito em formato de marca-página, mini banner, cartão postal, entre outros.
Para que serve o Santinho de Luto?
Por mais que possa parecer mórbido, os santinhos tem a finalidade de amenizar a dor da perda, ou seja, ele serve como uma proteção para as dores que a pessoa está sentindo. Além disso, o santinho de lembrança é uma maneira de se despedir da pessoa que morreu, agradecendo pelos bons momentos que as pessoas passaram junto ao finado.
Logo, a apresentação do santinho deve estar relacionada com a personalidade do falecido, sempre prezando por suas preferências e gostos para que seja uma memória inesquecível. É indicado que a parte escrita seja feita pela família, com trechos de músicas, poemas e até frases que eram repetidas pela pessoa.
Quais outras lembranças de luto e homenagens?
Apesar de ser uma das formas de lembrança de luto mais tradicionais, há outras maneiras de prestar homenagens para os que foram. Veja algumas ideias que podem ser usadas!
Homenagens com som
Uma maneira de prestar uma homenagem é através da música. É possível contratar uma banda para tocar as músicas que o falecido gostava ou que eram importantes para ele. O som suaviza o ambiente e traz conforto para as pessoas, tornando o velório ou a missa de sétimo dia marcante.
Faça um discurso
Outra maneira de prestar homenagem é através de um discurso. Por isso, peça alguém importante para quem faleceu fazer um discurso sobre o ente que se partiu, lembrando momentos felizes da pessoa e suas histórias.
Solte balões ou uma chuva de pétalas
Você pode dar um balão personalizado com a foto do falecido ou uma frase para cada pessoa que estiver no funeral. Com isso, eles soltaram os balões na hora que o ente estiver sendo enterrado. Outra dica para fazer no lugar dos balões é fazer uma chuva de pétalas. É uma homenagem simbólica que significa sensibilidade e respeito.
Deixe e-homenagem
Uma maneira pouca conhecida de se prestar homenagens, mas que já se encontra disponível em muitos cemitérios, crematórios e funerárias é a e-homenagem. Através de uma plataforma digital disponibilizada onde é possível deixar mensagens e expressar os sentimentos para a pessoa falecida.
Como fazer um santinho de luto?
Uma dúvida que surge é na hora de fazer o Santinho de Luto, mas não se preocupe, é fácil o processo de criar o design dessa homenagem. Por isso, siga os passos abaixo, para aprender a fazer um Santinho de Falecimento:
- utilize uma foto adequada da pessoa: escolha uma foto onde o ente esteja bonito e feliz;
- adicione frases reflexivas ou mensagens de familiares;
- personalize a lembrança com as características do falecido;
- imprima em um material adequado, como papel couchê, Kraft, fotográfico ou em PVC.
Caso você apresente dificuldade na hora de fazer o santinho, é possível pedir auxílio em uma gráfica. Nesse caso, há modelos prontos, onde você apenas manda a mensagem e a foto do falecido.
Mensagens para colocar na lembrancinha de luto
Não existe uma mensagem certa para colocar no santinho. O mais recomendado é que sejam escritas palavras que venham do coração e que relembre os bons momentos das pessoas com o falecido. Entretanto, o luto nunca é algo fácil e nem sempre conseguimos expressar o que sentimos. Por isso, trouxemos algumas frases para você se inspirar e usar no seu santinho. Confira abaixo!
- Você partiu e a saudade ficou para me lembrar que as memórias e o amor nem a morte consegue roubar.
- Você partiu e comigo ficaram nossas memórias, uma eterna saudade e um amor que nem a morte pode apagar.
- É preciso encontrar forças, mesmo que por dentro não consigamos acreditar que elas existem. Encontrar a esperança em um dia tão triste pode até ser improvável, mas nunca impossível. Apesar da dor e do sofrimento, não podemos ignorar que é realmente necessário seguir em frente. Esse triste falecimento será como uma eterna ferida, nunca irá cicatrizar.
- Ficam as lembranças para contar como foi sua vida e restam as saudades para lembrar a falta que você fará.
- Lembrar com amor de quem se foi é uma das mais belas formas de homenagem. Guarde-a com carinho em seu coração. Que Jesus console os nossos corações machucados por esse triste falecimento.
- A sua morte deixou uma dor que nada pode curar, mas o nosso amor deixou lembranças que ninguém pode apagar.
Gostou das dicas? Acompanhe o Blog do Terra Santa para mais conteúdos!