Lidar com pessoas que acabaram de perder um ente querido não é uma tarefa fácil. Afinal, como saber o que dizer quando alguém morre? Como expressar seu apoio sem parecer indelicado ou invasivo? Estas são algumas das dúvidas que fazem com que as pessoas travem quando precisam falar com alguém que está passando pelo luto.
Entretanto, muitas vezes quem está lidando com a morte de alguém que ama precisa desta palavra amiga para poder seguir em frente.
Então, para te ajudar a apoiar pessoas queridas neste momento sem ser indelicado com o luto do outro, preparamos este guia sobre o que dizer quando alguém morre e, principalmente, o que nao dizer. Confira!
Algumas dicas de como lidar com quem perdeu alguém
A menos que você esteja passando pela mesma situação, imaginar como a pessoa se sente em relação a perda pode ser uma tarefa difícil. Isto acontece principalmente porque cada pessoa enfrenta a dor de uma forma diferente e não podemos esquecer disto.
Felizmente, existem várias maneiras de ajudar as pessoas que estão lidando com o luto. A seguir, confira um manual básico sobre o que dizer quando alguém morre e o que evitar neste momento tão difícil.
Tenha empatia com os enlutados
A compaixão e a empatia são sentimentos nobres. Eles nos permitem assumir a posição da outra pessoa e entender sua dor, mesmo que não a sintamos.
Principalmente nos momentos de tristeza, a compreensão é uma ótima maneira de descobrir a melhor maneira de agir. Mesmo se você nunca perdeu ninguém ou não era muito próximo do finado, se colocar no lugar do outro é a dica número 1 para não ser indelicado.
Pense no que você vai dizer: se você não gostaria de ouvir, caso estivesse na mesma situação, não diga para a outra pessoa.
Evite aquelas frases de luto clichês
Frases como “o tempo cura tudo” ou “ele está em um lugar melhor” devem ser evitadas sempre que possível.
Os clichês geralmente são frases que usamos quando não sabemos o que dizer. Elas tendem a desprezar a experiência do enlutado e quase impõem que a pessoa supere a dor imediatamente, afinal, “ele está em um lugar melhor”.
Se você quer realmente ser solidário e ajudar um amigo ou familiar a lidar com as fases do luto, seja sincero e diga apenas o que vier do coração. Muitas vezes, ouvir já é o bastante para trazer um pouco de conforto para quem está passando pela situação.
Não peça para a pessoa ser forte
Independentemente da idade ou da condição de saúde da pessoa falecida, os amigos e familiares que ficam têm o direito de se sentirem triste. Por isso, evite pedir para que eles sejam fortes neste momento. Certamente eles já sabem o que precisam fazer, só precisam lidar com a situação primeiro.
Uma coisa é normalizar a morte e entendê-la como parte da vida, outra é minimizar o sofrimento de quem lida com a perda como se a pessoa tivesse a opção de escolher sentir ou não sentir.
A verdade é que todos nós sabemos que a vida vai acabar. Mas quando uma pessoa próxima nos deixa, é normal que ainda assim sintamos uma dor profunda. Por isso, precisamos de respeito e de tempo para processar esse momento.
Todos sentimos de formas diferentes
Uma das principais coisas que devemos saber é que cada pessoa lida com a morte e com o luto de forma diferente.
Algumas sofrem muito por um breve momento e depois seguem em frente. Outras lidam com o sofrimento por anos a fio e podem precisar até mesmo de apoio profissional.
Há quem prefira passar por este momento mais isolado. Da mesma forma, há aquelas que têm a necessidade de conversar e colocar os sentimento para fora.
Independente da situação, esteja aberto ao processo de cada um e não tente impor como a pessoa deveria lidar com o luto. Apenas seja presente e ofereça consolo sempre que necessário.
Ofereça ajuda
Mantenha uma atitude proativa e gentil e ofereça ajuda neste momento de dor.
Se for próximo da família, se ofereça para ficar com as crianças, ajudar com as tarefas domésticas, dar carona para outros parentes ou simplesmente prepare e leve as refeições para a pessoa que está vivendo o luto profundo. Afinal, é provável que ela não esteja com cabeça para cumprir estas tarefas.
Geralmente, uma atitude demonstra mais apoio e solidariedade do que qualquer frase.
Afinal, o que dizer quando alguém morre?
Agora que você entendeu um pouco melhor sobre como lidar com quem acabou de perder uma pessoa importante, confira algumas sugestões práticas do que dizer para expressar seu apoio e solidariedade:
- “Estou aqui para o que precisar.”
- “Sei o quanto ele/ela é especial pra você.”
- “Se você quiser desabafar, estou aqui!”
- “Te acompanho no sentimento”.
- “Sinto muito por sua perda.”
- “É natural que você sinta isto.”
- “Você tem direito de se sentir assim.”
- “Estou ao seu lado.”
- “Estou te ouvindo.”
- “Sei o quanto você o/a amava.”
- “Os bons momentos vão durar para sempre.”
- “Permanecerá em nossos corações e nossas lembranças.”
- “Posso te ajudar de alguma forma?”
Essas palavras podem ser ditas antes ou depois do velório. Mas, caso você não se sinta a vontade nestes eventos, é possível usá-las em um cartão desejando as condolências.
Qual é a sua opinião sobre o assunto do blog de hoje? O que você faz para consoloar um familiar ou amigo que esteja passando pelo luto? Compartilhe com a gente nos comentários e envie este artigo para um amigo que se sente inseguro sobre o que dizer quando alguém morre.
Saiba mais sobre Terra Santa entrando em contato com nossa equipe.