Skip to content

O que dizer quando alguém morre?

Lidar com pessoas que acabam de perder um ente querido não é uma tarefa fácil, afinal como saber o que fazer e o que dizer em um momento tão delicado? Como expressar seu apoio de uma maneira que permita que as pessoas confiem em você para se sentirem confortáveis e seguras? 

Pensando em ajudar você a apoiar as pessoas nesse momento, nós separamos algumas dicas essenciais. Confira: 
 

 Algumas dicas de como lidar com quem perdeu alguém 

A menos que você esteja passando pela mesma situação, imaginar como a pessoa se sente em relação a perda, pode ser uma tarefa difícil, pois cada pessoa enfrenta a dor de uma forma diferente. 

Felizmente, existem várias maneiras de ajudar as pessoas que estão sofrendo por uma perda. Confira algumas dicas de como lidar com quem perdeu alguém e saiba o que deve e o que não deve fazer nesse momento. 

  Tenha empatia com os enlutados 

A compaixão e a empatia são sentimentos nobres. 

Isso nos permite assumir a posição da outra pessoa e entender sua dor, mesmo que não a sintamos. Na tristeza, a compreensão é uma ótima maneira de descobrir a melhor maneira de agir. Mesmo se você nunca perdeu ninguém ou não era muito próximo do finado, você sempre deve tentar ter empatia. 
 

 Evite aquelas frases de luto clichês 

Frases como “o tempo cura tudo” ou “eles estão em um luar melhor” devem ser evitadas, sempre que possível. 

Os clichês geralmente são frases complementares que usamos quando não sabemos o que dizer. Elas tendem a subestimar o momento presente, desprezam a experiência do enlutado e quase que impõe que a pessoa triste supere a dor imediatamente e encontre a felicidade novamente. 
 
 

Não peça para a pessoa ser forte 

Diante de grandes perdas, independentemente da idade e condição do falecido, a pessoa tem o direito de se sentir triste. 

Por outro lado, uma coisa é tentar normalizar a morte como parte da vida, outra é minimizar o sofrimento e as trivialidades de quem sofre as perdas. Todos nós sabemos que a vida vai acabar, mas quando uma pessoa próxima nos deixa, é normal sentirmos uma dor e precisamos de respeito e tempo para processar esse momento. 
 
 

Todos sentimos de formas diferentes 

Uma das principais coisas que devemos saber é que cada pessoa sofre de forma diferente. 

Algumas pessoas sofrem muito, porém por um breve momento e depois seguem em frente. Outras, sofrem por tempo indeterminado. Há aquelas que passam por esse momento de forma mais privativa, mas, por outro lado, tem aquelas que tem a necessidade de conversar. E algumas, só querem dormir. 

Esteja aberto ao processo de cada um e saiba que o luto é uma resposta a qualquer tipo de perda. 
 
 

Ofereça ajuda

Mantenha uma atitude proativa e gentil, ofereça ajuda nesse momento de dor. 

Fique com as crianças quando necessário, prepare refeições ou ofereça carona para os outros parentes, por exemplo. Algumas atitudes demonstram mais apoio e solidariedade do que qualquer frase. 
 
 

Seja um ombro amigo 

Normalmente, pessoas tristes se sentem muito isoladas e evitam se comunicar com outras pessoas, mas precisam e querem ser ouvidas. 

A melhor coisa que você pode fazer é ouvi-las com atenção e sem fazer julgamentos. Eles precisam falar em voz alta e compartilhar suas memórias com alguém. 

O que falar quando alguém morre? 

Agora que você entende como lidar com quem perdeu alguém importante, que tal algumas dicas e orientações práticas de frases que podem ajudar nesse momento? Confira: 

  • “Estou aqui para o que precisar” 
  • “Sei o quanto ele/ela é especial pra você” 
  • “Se você quiser desabafar, estou aqui!” 
  • “Te acompanho no sentimento” 
  • “Sinto muito por sua perda” 
  • “É natural que você sinta isto” 
  • “Você tem direito de se sentir assim” 
  • “Estou ao seu lado” 
  • “Estou te ouvindo” 
  • “Sei o quanto você o/a amava” 
  • “Os bons momentos vão durar para sempre” 
  • “Permanecerá em nossos corações e nossas lembranças” 
  • “Posso te ajudar de alguma forma?” 

Essas palavras podem ser ditas antes ou depois do velório e você ainda pode usá-las em um cartão desejando as condolências. 

É importante que você evite tentar explicar o motivo da morte ou agir como se o falecido estivesse em um lugar melhor, as pessoas próximas a ele sempre sentirão uma dor que não pode ser explicada! 

Agora o Terra Santa quer saber de você. O que você faz quando um familiar ou um amigo fica de luto? Deixa aqui nos comentários e compartilha esse artigo com alguém que está passando por isso, quem sabe nós não conseguimos ajudar. 

Saiba mais sobre Terra Santa entrando em contato com nossa equipe.