Skip to content

11 livros sobre o luto para ajudar a lidar com a perda

Falar sobre a morte nunca será uma tarefa fácil ou agradável, mas é algo extremamente necessário, principalmente quando a perda de um ente querido nos coloca em um estado de profunda dor.  

No entanto, mesmo sendo um assunto rodeado de tabus, diversos autores literários têm se voltado para o assunto a fim de ajudar pessoas que estão passando por este momento difícil. 

Terra Santa Cemitério Parque decidiu criar uma lista com alguns livros sobre luto e que podem ser de grande utilidade para quem precisa de conforto em uma hora tão sensível. Confira: 

1. Canja de Galinha para a Alma – Jack Canfield e Mark Victor Hansen

O título deste livro sobre luto pode parecer um pouco estranho à primeira vista, mas é exatamente esse o efeito que os autores almejaram ter sobre os leitores. 

O trabalho literário reúne diversas histórias, com lições verdadeiras, que ajudaram milhões de pessoas ao redor do mundo a melhorar suas vidas.  

Esse livro auxilia as pessoas a conseguirem ver o mundo de uma maneira diferente e mudar a perspectiva dos fatos, mesmo estando passando por um momento de luto. 

Além disso, reforça a importância de gestos simples como uma mensagem, um abraço ou uma palavra de conforto no momento certo para nos dar coragem e transmitir amor quando mais precisamos. 

2. A morte que vale a pena viver – Ana Claudia Quintana Arantes

A autora deste livro sobre luto, publicado em 2016, usa sua experiência para criar uma história cheia de empatia e coragem. 

Esse livro possui uma riqueza de detalhes e emoções profundas, abordando diversos temas relacionados à morte, como o controle da dor, o desejo de conforto, as questões espirituais e psicológicas da morte e a dor do luto. 

A obra não apenas nos ajuda a entender e compreender o turbilhão de emoções associado a dizer adeus a alguém que amamos, mas também nos instiga a fazer um questionamento importante: como vivemos e aproveitamos os dias que temos até o final desta jornada? 

3. De coração para coração – Lurlene McDaniel

É uma referência um pouco diferente dos outros livros citados nesse artigo, afinal a doação de órgãos é um tema muito importante, mas que ainda não é muito abordado, principalmente em um momento de luto. 

O livro, de 2013, conta a história de três meninas que, graças à doação de órgãos, veem suas vidas se aproximarem. É uma história emocionante que envolve amor, renovação e perda, assim como o poder da amizade e a possibilidade de transformar a dor da morte em uma nova forma de renascer e de ajudar outras pessoas. 

4. Luto: Estudos sobre a perda na vida adulta – Colin Murray Parkes

Esse livro sobre luto nos ajuda a identificar e compreender as raízes da dor, os danos causados pela dor e as maneiras de ajudar as pessoas em sofrimento a sair dessa situação e se reerguer. 

A obra apresenta as questões presentes na vivência da perda por morte, além de apontar, de forma mais resumida, para outros tipos de perdas, como: divórcio, desemprego e esterilidade/infertilidade, por exemplo. 

Os exemplos e referências citados ao longo do texto permitem ao leitor compreender os diferentes percursos da experiência de ter um vínculo rompido pela morte e as consequências dessa experiência, num contexto físico, social, emocional e cultural. 

5. O começo do Adeus – Anne Tyler

Esta história, trágica e emocionante, nos conta sobre a vida de um homem de meia-idade que está com o coração partido pela morte de sua esposa. Mas esta situação está melhorando aos poucos, graças a algumas aparições espectrais da falecida. E enquanto continua seu trabalho na editora da família, ele descobre alguns livros que podem ajudá-lo a se despedir de sua esposa. 

Uma história muito bonita não só sobre a morte de um ente querido, mas sobretudo sobre como retomar a rotina depois que aquilo que era a coisa mais importante em sua vida deixa de existir. 

6. As intermitências da morte – José Saramago

Imagine um mundo onde ninguém morra… Essa é a prerrogativa desta história. 

Nesta obra, o autor faz uma ampla incursão em vários tópicos, como a relação vida, morte e existência. Ele percebe ao longo do livro que, em um mundo onde ninguém morre, os problemas são incalculáveis. A insuficiência de leitos nos hospitais, a falta de censo religioso e, claro, a superlotação de pessoas que estão ‘quase mortas’, gravemente enfermas, mas que não podem morrer, entre outros fatores fazem com que as pessoas desse mundo vivam presas em um sofrimento sem fim. 

Embora seja um livro sobre luto muito crítico perante a nossa sociedade, ele nos ajuda a refletir sobre a importância da morte e do fim da nossa vida, ajudando a tornar esse momento menos impactante.  

7. A catastrófica história de nós dois – Jess Rothenberg

Embora aborde métodos que possuem capacidade de afetar nossas emoções, esse livro sobre luto é considerado um infanto-juvenil, por apresentar uma trama descontraída e delicada. 

Ao decorrer da história, a autora nos leva a considerar as cinco etapas do luto: negação, raiva, negociação, tristeza e, por fim, a aceitação. 

Entender essas etapas é um passo fundamental para superar não só a perda de alguém, mas também várias questões difíceis que nos afetam ao longo de nossas vidas. 

8. A anatomia de uma dor – Luto em Observação – C. S. Lewis

O título do livro representa exatamente o que é, uma vez que o autor foi capaz de expressar com sinceridade em cada página a dor que sentiu por perder sua esposa. 

Nele é possível identificar os diferentes estágios de luto e a confusão de emoções que ele gera, como um misto entre: raiva, dúvida, questionamentos de fé e, claro, intensa tristeza. Mesmo aqueles que não são religiosos podem facilmente se identificar com a trama abordada no livro. 

9. Pequenas Delicadezas: Conselhos Sobre o Amor e a Vida  – Cheryl Strayed

Esse livro sobre luto reúne belas e reconfortantes lições sobre morte, perda, sofrimento e vários outros tópicos. 

A autora não apenas conta sua própria história nessa obra, mas também compartilha valiosos conhecimentos que aprendeu ao longo dos anos. Este trabalho está repleto do senso de humor – coisa que talvez você precise agora, porque como diz o ditado: “as vezes rir pode ser o melhor remédio”. 

10. A cabana – William P. Young

Um dos livros favoritos do público, que também acabou se tornando um filme, igualmente popular, conta a história de um homem que perdeu sua filha de seis anos em um fatídico acidente. 

Enquanto passa por um momento de grande tristeza, ele é chamado a ir até a cabana onde tudo aconteceu, e lá toda sua dor se transforma em perdão. Uma leitura muito emocionante que consegue abrir nossos olhos para uma nova perspectiva sobre o luto. 

11. PS, Eu te amo – Cecelia Ahern

Por fim, esse livro sobre luto também é um grande sucesso e, assim com A cabana, também se tornou o roteiro de um filme. 

Conta a história de uma mulher que teve uma vida de casada plena até o momento em que seu marido morre. Ela se vê completamente sozinha e deprimida. Mas, então encontra algumas cartas deixadas pelo seu grande amor, que a encorajaram a recomeçar e encontrar uma nova paixão que a deixe feliz. 

Como vimos, existem vários livros interessantes que podem nos ajudar a entender melhor a morte. 

Você conhecia alguma obra da nossa lista? Se sim, nos conte a sua opinião nos comentários. Caso não conheça nenhum dos livros que listamos, sugiro que leia e volte aqui para compartilhar sua experiência. 

Compartilhe essa lista com aquele amigo que está passando por um momento difícil, quem sabe você consiga ajudá-lo oferecendo uma nova perspectiva. Boa leitura e seja feliz!